segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Resumo da Primeira Guerra Mundial


No início do século XX, as nações européias industrializadas cada vez mais assumiam uma politica imperialista e se envolviam numa verdadeira competição por território e mercado. Na Europa reinava um clima de paz aparente entre os países, paz esta sustentada muitas vezes, por acordos cujo objetivo era a manutenção de seus interesses imperialistas. E foi nessa conjuntura histórica que eclodiu a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918.

PODEMOS APONTAR AS SEGUINTES CAUSAS DESSA GUERRA:
  • A concorrência econômica;
  • As disputas coloniais;
  • O crescimento dos movimentos nacionalistas, que objetivavam agrupar, sob um mesmo governo, que tivesse as mesmas raízes culturais;
  • Os conflitos entre Alemanha e França, que desejavam o domínio da região de Marrocos;
  • A crise na península Balcânica com a anexação da região da Bósnia-Herzegovina pela Áustria  ferindo os interesses nacionalistas da Sérvia e a "paz armada", que assinalou a fase de paz em que os países europeus conviviam, só que desenvolvendo a produção de armas em grande escala, prevenindo-se contra uma possível guerra.

Diante de tal situação, alguns países europeus se uniram em dois grupos distintos:

  •  A Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
  • A Tríplice Entente, formada por Inglaterra, França e Rússia.

O estopim da guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco em Sarajevo, na Sérvia. O crime, praticado por um nacionalista sérvio, acabou servindo como pretexto para o início da Primeira Guerra, uma vez que a Sérvia era apoiada em seus anseios nacionalista pela Rússia, e a Áustria queria a hegemonia sobre região. Por causa da política de alianças, um país foi declarado guerra ao outro, numa reação com cadeia.

A GUERRA DESENVOLVEU-SE EM TRÊS FASES:


  • De 1914 a 1915 houve a movimentação dos exércitos em conflitos;
  • De 1915 a 1917 ocorreu a guerra de trincheiras e a utilização de novos recursos militares como metralhadoras, avião e submarino;
  • De 1917 a 1918 houve a entrada dos Estados Unidos ao lado da Entente e saída da Rússia, que enfrentava a Revolução Socialista e teve de assinar um acordo de paz com a Alemanha.

A entrada dos Estados Unidos na guerra, dando apoio material à Inglaterra e à França, foi fundamental para que a Alemanha fosse derrotada e para o fim da guerra.
O Tratado de Versalhes
Com o fim da guerra, Europa ficou arruinada e tornou-se um mercado dependente das exportações americanas, o que colaborou para que os Estados Unidos se tornassem o país mais rico do mundo no pós-guerra.
Em 1919, foi assinado o tratado de Versalhes, na França, pelos países vencedores e vencidos na guerra. À Alemanha foram impostas diversas restrições, entre elas o pagamento de uma indenização em dinheiros aos países vitoriosos e a redução de seu poderio militar. Ainda em 1919, a Conferência de Paz de Versalhes aprovou a criação da Liga das Nações, com sede em Genebra, na Suíça. Seu principal objetivo era assegurar a paz mundial. No entanto, revelou-se um organismo inoperante, pois não contava com a participação dos Estados Unidos, na União Soviética e da Alemanha.


Postado por Mariane Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário